DIÁRIO DO AUTOCONHECIMENTO.
Olá, meu amigo, Pi. Estamos em Clazômenas, na Turquia, no ano 428 a.C., onde o filósofo Anaxágoras faleceu.
We: Qual a importância de Anaxágoras no estudo de hoje?
Pi: Olá, meus amigos e amigas da Metakosmo. Segundo a tradição filosófica, Anaxágoras foi o primeiro a definir a palavra “Nous”, que significa “Mente”, como uma substância criadora universal.
We: Que interessante! Mas, qual é a definição de cérebro, mente e consciência?
Pi: Se me permitir, farei uma pequena metáfora para compreendermos essas três palavras. A palavra “cérebro” tem sua origem no latim e significa “do alto da cabeça”. A metáfora que farei será comparar esses três atributos do humano com o aparelho celular.
We: Como assim “aparelho celular”?
Pi: O aparelho celular tem três importantes aspectos: o “hardware”, que é o equipamento físico, o “software”, que são os sistemas necessários para que ele possa funcionar, ou seja, sua programação, e há um terceiro elemento que é o “peopleware”, o utilizador do aparelho, no caso, o cérebro. Agora comparando com o humano, o humano tem o corpo físico, o corpo psíquico e o corpo espiritual.
We: Ok... mas, não entendi ainda qual é a metáfora.
Pi: Como o celular, podemos fazer a seguinte comparação: o “hardware” é o Corpo Físico, o “software” é o Corpo Psíquico, e o “peopleware” é o Corpo Espiritual, são as pessoas que, no caso, utilizam o celular, suas tecnologias, operando os aplicativos instalados nele.
We: Então, nesse caso, na metáfora, quem é o cérebro, quem é a mente e quem é a consciência?
Pi: O cérebro equivale ao “hardware”, ou seja, é o Corpo Físico e decodificador da mente e da consciência. A mente é o “software”, ou seja, o sistema de programação para que o humano possa viver. A consciência é o “peopleware”, que é aquele que é o utilizador do corpo.
We: Portanto, o cérebro pode ser comparado a um processador de um celular?
Pi: Isso mesmo. A diferença é que o processador é artificial e feito com silício, já o cérebro é natural e feito com a combinação do carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio.
We: E a mente, onde ela fica?
Pi: Sendo a mente o “software” ou o programa, ela fica dentro e fora do Corpo Físico, mais especificamente no Corpo Psíquico. A mente equipara-se ao Plano Astral, que seria, na metáfora, comparado ao sistema operacional do celular, e no Plano Mental, que seria os aplicativos que a pessoa utiliza dentro do celular.
We: Poderíamos comparar, então, o Plano Astral ao karma e o Plano Mental ao dharma?
Pi: Exato. O karma é a programação que já vem de fábrica. Quando você nasce, você já vem com o sistema operacional. Já o dharma equivale aos aplicativos que você coloca dentro da sua mente, conforme seu desejo e sua vontade. No entanto, a mente está, numa parte, dentro do cérebro e, na outra parte, no universo, ou seja, no “éter”.
We: E onde fica a consciência?
Pi: Como no celular, o utilizador é quem comanda o aparelho, entretanto, ele não está dentro do aparelho e nem dentro da mente, ele está fora. O mesmo acontece com a consciência, ela é o Plano Espiritual, portanto, é o espírito e faz parte da Centelha Divina que está além do cosmo, ou seja, a consciência é “metacósmica”. Sendo assim, quando falamos “EU SOU”, estamos manifestando a consciência, que é quem deveria programar a mente para que o cérebro cumprisse suas ordens.
We: Por que deveria e, na verdade, não acontece?
Pi: O fato de as pessoas não terem consciência do que fazem, faz com que elas acabem sendo programadas por mentes coletivas que as aprisiona no Corpo Físico e no Corpo Psíquico. Por isso, o trabalho é fazer despertar e expandir a consciência com o uso da inteligência natural, para que a pessoa ilumine sua vida e, dessa maneira, se torne um cocriador, um “deus”.
Seja Magnífico, seja Eterno, seja o Amor.
Assista ao nosso vídeo sobre o assunto:
👉🏼 https://youtu.be/KCnb5VCuqTQ?si=2WsBImVDzMrGVQZt
Comments