DIÁRIO DO AUTOCONHECIMENTO.
Olá, meu amigo, Pi. Hoje, estamos aqui em Assis, na Itália, entre os anos 1182 e 1226, quando viveu, nessas terras, a grande mente São Francisco de Assis.
We: Qual é a importância de Francisco de Assis para a humanidade?
Pi: Olá, meus amigos e amigas da Metakosmo. Francisco de Assis, que nasceu aqui em 1182, se chamava Giovanni di Pietro di Bernardone, no entanto, seu pai o apelidou de Francesco, em homenagem aos franceses, pois a sua mãe tinha origem francesa e ele ganhou muito dinheiro vendendo tecidos para eles.
We: Então, o nome dele, na verdade, era Giovanni?
Pi: Isso mesmo. Francisco foi um jovem que na sua juventude era muito apegado ao Plano Físico da Consciência. Vivia em banquetes e festas com muitas mulheres e buscava poder através da riqueza e sendo cavaleiro nas batalhas, até que na batalha entre Assis e Perugia, acabou sendo preso e, após ficar 1 ano na prisão, terminou, pela dor e sofrimento, despertando a sua consciência e ressignificando a sua vida.
We: E qual é a relação dele com a Logoterapia?
Pi: A Logoterapia é um tipo de psicanálise criada por Viktor Frankl, que é o criador da terceira grande escola da psicanálise de Viena. Viena, na Áustria, é a cidade onde tivemos os maiores psicanalistas da humanidade:
1. Freud – segundo ele, todos os problemas psíquicos do humano advinham de problemas na sexualidade, em especial, dos traumas da infância, tais como o Complexo de Édipo.
2. Adler – onde os problemas psíquicos da humanidade advêm de traumas e frustrações das pessoas em não conseguirem realizar suas vontades e desejos.
3. Viktor Frankl – Logoterapia, baseada no princípio filosófico de LOGOS, que era, para os filósofos gregos, a lógica racional da existência. Em outras palavras, o sentido da vida.
We: Sim! Mas o que isso tem a ver com o Santo de Assis?
Pi: Francisco foi um grande exemplo pois, após passar por um processo evolutivo depois de sua prisão e ter ficado, em seguida, doente, que o levou a ter problemas de saúde pelo resto da vida (baixa visão e estômago), ele encontrou sentido para a sua vida ao buscar, nos planos espirituais, o ressignificado de sua existência.
We: E como foi essa mudança de vida?
Pi: A vida de São Francisco de Assis pode ser resumida em três grandes ações:
1. INTELIGÊNCIA NATURAL – ele encontrou a sua espiritualidade num processo de integração cósmica, unindo a natureza ao espírito divino, resgatando a verdadeira espiritualidade das antigas religiões xamânicas, que tinham como princípio o panteísmo. A busca de Deus na natureza.
2. LOGOTERAPIA – a busca da ressignificação do sentido de sua vida após superar traumas familiares, afinal, o seu pai não aceitou ele ter abandonado tudo (o Mundo Físico) para se dedicar aos pobres e, desta maneira, aplicar o princípio do seu mestre. “Amar a Deus acima de tudo e o próximo como a si mesmo”.
3. A EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA – depois de abandonar a antiga vida presa ao Plano Físico, reorganizar o seu Plano Astral e Mental, ele passou a desenvolver uma filosofia de vida voltada para a Consciência Fraterna, e é por isso que dizia: “Irmã Sol, Irmão Lua...”. Para ele, a vida se manifestava na Fraternidade.
We: Mas, com esse conhecimento, ele foi aceito pela Igreja?
Pi: No início, a Igreja da época, que era corrupta e cheia de problemas, não aceitou a mensagem de Francisco. No entanto, após o Papa Inocêncio III ter sonhado com o Santo, ele acabou permitindo que a sua mensagem fosse difundida dentro da Igreja.
We: E qual é sua principal mensagem?
Pi: A sua principal mensagem é que o humano deve criar sentido na vida, a ressignificando num processo de Logoterapia, principalmente no processo de evolução do Corpo Psíquico. A sua principal mensagem é a inserção dos quatro atributos divinos na vida humana, que são: Amor, Compaixão, Perdão e Respeito. Essa é a grande mensagem de Francisco de Assis para o mundo e ele é um dos mentores espirituais da Metakosmo.
Seja Magnífico, seja Eterno, seja o Amor.
Assista ao nosso vídeo sobre o assunto:
👉🏼 https://youtu.be/Uzo6ky4Xt9I?si=7ZEHirvNagIqiawD
Comentarios