top of page
Foto do escritorMetakosmo

O Poder do Humor na Saúde.

Atualizado: 14 de out. de 2023

DIÁRIO DO AUTOCONHECIMENTO.


Caros amigos da Metakosmo, a partir de hoje, iremos resgatar as histórias do We e Pi de uma nova fase, publicando, diariamente, histórias sobre o autoconhecimento. A ideia é criar dinamismo e estudos para que possamos “Pensar Fora da Caixa”. Contamos com o apoio de vocês nos comentários, curtidas e compartilhamento para aprofundarmos os estudos e auxiliar a comunidade na Expansão da Consciência e uso da Inteligência Natural. Ao final da história, sempre colocaremos o link da live diária do canal da Metakosmo para aprofundar os estudos no Instagram ou Youtube.


Olá, meu amigo Pi. Vamos, hoje, viajar no tempo e espaço e irmos até a cidade de Tessália, na Antiga Grécia, para falarmos um pouco sobre os quatro humores corporais.


We: Pi, fale um pouco sobre o pai da medicina, que viveu aqui em Tessália por volta de 460 até 377 a.C.

Pi: Olá, We e todos os membros da Metakosmo. Estou muito feliz em estar de volta para viajarmos no universo do autoconhecimento e, dessa forma, ajudar o mundo no trabalho de Expansão da Consciência e uso da Inteligência Natural. Hipócrates é considerado o pai da medicina por ser um dos primeiros filósofos e cientistas a separar o estudo da medicina da magia e das antigas religiões. Hipócrates conviveu com Sócrates e foi fundamental no trabalho de compreender a vida humana, criando os primeiros protocolos e métodos para construir a ciência médica do Ocidente, que até hoje é admirada pelos profissionais da saúde.


We: Que interessante! E, quais são os principais fundamentos da sua pesquisa e filosofia no campo da medicina?

Pi: Um dos principais trabalhos atribuídos a Hipócrates, apesar de ter sido escrito por Políbio, genro do filósofo, é o tratado sobre os quatro humores corporais.


We: O que significam estes quatro humores corporais?

Pi: Para Hipócrates, os quatro humores corporais são fluxos gerados por órgãos do corpo humano, sendo estes:


Fluxo sanguíneo — produzido pelo coração.

Fluxo fleugma — produzido pelos aparelhos respiratórios.

Fluxo bílis negra — produzido pelo baço.

Fluxo bílis amarelada — produzido pelo fígado.


We: Mas, qual é o poder desses quatro fluxos corporais?

Pi: Para Hipócrates, o equilíbrio desses quatro fluxos dentro do corpo significa o equilíbrio do corpo, promovendo a saúde e o bem-estar, conforme o humor e a alimentação das pessoas.


We: Como assim?

Pi: Por exemplo, o fluxo sanguíneo produzido pelo coração representa o elemento ar e, quando ele está equilibrado no corpo, permite que as pessoas sejam expansivas e dinâmicas; quando desequilibrada, pode provocar transtornos psíquicos, como hiperatividade, hipertensão e até problemas cardíacos.


We: Que interessante! E, como funciona o fleugma?

Pi: O fluxo fleugma, produzido pelo aparelho respiratório, equivale-se ao elemento água. As pessoas, quando estão com esse humor, são consideradas fleumáticas. Em geral, são pacíficas e, quando desequilibradas, tendem a não expressar os seus humores, guardando sentimentos e provocando doenças respiratórias, como bronquite, asma e outros problemas psíquicos, tais como a falta de ânimo e insensibilidade em relação a humanidade.


We: E as pessoas que têm a bílis negra?

Pi: As pessoas com a bílis negra, produzida pelo baço, equivalem as melancólicas. Quando equilibradas, essas pessoas, em geral, são reflexivas e ajudam a humanidade a pensar em soluções para os problemas. Já o desequilíbrio pode provocar doenças traumáticas, tais como depressão, angústia, medo, insônia e assim por diante.


We: Finalmente, e as pessoas de bílis amarelada?

Pi: Esse fluxo é produzido pelo fígado e as pessoas são consideradas coléricas. Quando equilibrado, o fluxo promove pessoas que têm coragem, são pessoas decididas, muito importantes para a atuação em cargos como chefia, coordenação e comando. Quando desequilibrado, provoca ataques coléricos, ira, são violentas e autoritárias.


We: Fascinante! E esses quatro humores correspondem aos ciclos da vida humana?

Pi: Isso mesmo! A tendência é que o humano assuma, no seu cotidiano, um dos estados de humor, sendo:


Sanguíneos — equivalente a estação da primavera e o elemento ar, onde o tempo é quente e úmido e, em geral, é um ciclo de expansão das pessoas.

Fleumático — equivale ao outono, elemento água, onde o tempo é frio e seco e as pessoas, em geral, são mais pacíficas.

Melancólicos — equivale ao inverno, elemento terra, onde o tempo é frio e seco e as pessoas são mais introspectivas.

Coléricos — equivale ao verão, do elemento fogo, onde a temperatura é quente e seca e as pessoas tendem a ser mais extrovertidas.


We: Bom, isso significa que esses quatro fluxos geram o poder do humor?

Pi: Isso mesmo. O poder do humor é fundamental para que as pessoas encontrem prosperidade, laços afetivos ajustados, saúde e poder na vida, além de ser um conhecimento fundamental para a física da consciência no processo de Expansão da Consciência e o uso da Inteligência Natural.


Seja Magnífico, seja Eterno, seja o Amor.


Assista ao nosso vídeo sobre o assunto:

👉🏼 https://youtu.be/0HFnTPgT8zs?si=gRp0XDxM2oeim5mM

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page