DIÁRIO DO AUTOCONHECIMENTO.
Olá, meu amigo, Pi. Hoje, estamos viajando no tempo e espaço, no ano de 428 a.C., para a cidade de Atenas, onde iremos refletir um pouco sobre Platão e o Mundo das Ideias.
We: Quem foi Platão?
Pi: Olá, meus amigos e amigas da Metakosmo. Platão, sem dúvida, foi e ainda é um dos maiores filósofos da humanidade e podemos considerar uma das maiores mentes que passaram pela face da Terra. Nasceu aqui em Atenas no ano de 428 a.C. e faleceu em 348 a.C. Ele era de uma família de aristocratas, tinha muito poder na Antiga Grécia. No entanto, ao conhecer o seu mestre Sócrates, mudou radicalmente o sentido de sua vida pois reconheceu a existência de um mundo bem melhor através da filosofia.
We: Quais foram as suas obras e os seus pensamentos?
Pi: Platão deixou um vasto material filosófico em seus 26 diálogos e outras cartas, sendo que os mais conhecidos são “Timeu”, “O banquete”, “A república”, entre outros. Esse último diálogo, “A república”, é um verdadeiro oráculo de conhecimento sobre temas profundos na humanidade, desde política, verdades, justiça, liberdade, fraternidade, coragem, sobre a beleza e o bem.
We: Mas, com tantos conhecimentos belos, grandes e bons que esse filósofo transmitiu, por que o mundo ainda insiste em coisas más, feias e pequenas?
Pi: Infelizmente, o conhecimento de Platão ficou escondido por muito tempo. É dele o conceito do Mundo das Ideias, no entanto, um de seus discípulos, Aristóteles, alterou esse conhecimento para o mundo das formas. Em vez do humano buscar o bem que está no Mundo das Ideias, ele se fixa nas sombras do mundo das formas. A Igreja católica, que por muito tempo foi a detentora do poder ideológico e dogmático, se prendeu no mundo das formas, que é o TER, em vez de elevar os humanos ao Mundo das Ideias, que é o mundo do SER.
We: Portanto, o que é o Mundo das Ideias?
Pi: O Mundo das Ideias é o que Jesus chamou de o “Reino dos Céus”, Buda de “Nirvana”, Pitágoras de “o estado sutil da mente”. Para nós, é o “Reino de Toda Potencialidade” ou de “Todas as Possibilidades”. Para Platão, tudo o que existe no universo já foi criado em potencialidade, e cabe ao humano manifestar essa potencialidade no mundo concreto.
We: Se tudo já foi criado no Mundo das Ideias, por que o humano, em vez de escolher coisas boas, escolhe coisas más, em vez de escolher coisas belas, escolhe coisas feias e, em vez de coisas grandes, escolhe coisas pequenas?
Pi: O problema está justamente no Plano Mental do humano, que, por medo e por suas doenças, acaba adulterando a pureza do Mundo das Ideias e transformando o mundo físico em coisas impuras. Por exemplo, uma faca é boa ou má? Depende da mente de quem vai usá-la. Se cair na mão de um cozinheiro, ela poderá ser boa, porém, se cair na mão de um criminoso, ela pode ser má. Sendo assim, tudo o que acontece na sua vida faz parte da justiça, é o que você merece por aquilo que você utiliza da sua mente, através da sua criatividade, colaboração e compaixão.
Seja Magnífico, seja Eterno, seja o Amor.
Assista ao nosso vídeo sobre o assunto:
👉🏼 https://youtu.be/o9mIssgxtKw?si=2xg95nIm0_0B5A9y
Comments